top of page
White Structure

Principais Dúvidas sobre Hipnose

Atualizado: 17 de mai. de 2023

1.Hipnose é “religião”?

Não! Hipnose é ciência, não tendo absolutamente relação nenhuma com religiões, poderes, vibrações, etc.


ree

2. Hipnose é Relaxamento?

O relaxamento pode ser uma das formas básicas de indução para se levar o pensar de um estado cotidiano a um pensar alterado chamado de hipnose, transe ou ao próprio relaxamento.

3. Alguns fenômenos acontecem apenas em estados profundos de hipnose?

Não, alguns indivíduos apresentam em níveis leves de hipnose o que outros apenas o fariam em níveis chamados de profundos.

Contudo, no que se refere à hipnose em psicoterapia, sabe-se que não é preciso atingir estados médios ou profundos para ocorrer a hipnoterapia.

A Hipnoterapia Educativa tem como pressuposto não a “profundidade” da hipnose, mas sim uma questão de variedade e intensidade dos fenômenos, não relacionados necessariamente à terapia.

4. Hipnose é dormir?

Durante muito tempo se confundiu a hipnose com o sono, devido ao fato de poder haver um relaxamento físico enquanto a pessoa estiver em transe ou hipnose. A hipnose também não é um estado anterior ao sono, embora possa gerar um certo relaxamento físico, levando a pessoa a dormir ou acordar de forma espontânea ou induzida.

5. Hipnose é sonho?

No sonho e no transe há um pensar intenso sobre algo com raciocínios mais ou menos intencionais. A única diferença clara entre ambos é que no sonho a pessoa está de fato dormindo, enquanto que no transe a pessoa está acordada, embora os processos de pensar intensamente sejam os mesmos, há no transe maior possibilidade de controle, por parte do paciente (na medida em que percebe estar num transe) e/ou do hipnoterapeuta.

6. Hipnose realiza “mágica”?

Não. Não será e uma única sessão que todos os problemas estarão resolvidos. A hipnose promove uma melhora mais rápida, principalmente se aliada a outros tratamentos.

7. Hipnose é “reprogramação mental”?

A hipnose e o transe podem ser uma forma de “reprogramação mental”, no sentido de alteração da forma como o indivíduo raciocina a sua realidade individual, dependendo do conteúdo transmitido e comunicado, conseqüentemente, alterando o sentimento (sendo neste caso, resultado do impacto do pensamento sobre o corpo). Esta alteração da articulação da realidade de cada pessoa pode ser feita de forma terapêutica ou não.

8. Hipnose é regressão?

Não necessariamente. Nossa clínica apenas faz a regressão se for extremamente necessário.

9. O terapeuta passa a ter o controle sob o paciente?

Não. O cliente jamais fará algo que sua moral não permita. Ele estará o tempo todo consciente.

10. Há perigos na hipnose?

Sim, alguns perigos. Quando mal utilizada, seja por falta de habilidade ou lucidez por parte do terapeuta, a hipnose pode ser muito perigosa em termos de ocasionar de forma percebida ou não problemas antes inexistentes, ou até piorar situações.

11. Em hipnose o paciente fica inconsciente ou pode perder o controle?

O paciente passa todo o tempo consciente.

12. Quem pode ser hipnotizado?

Teoricamente todas as pessoas podem ser hipnotizadas, visto que a hipnose é o nome dado a um ou mais raciocínios específicos. Sendo por vezes mais difícil e ou até mesmo contra-indicado em pacientes que apresentem dificuldades de fixação da atenção e/ou manutenção de um raciocínio lógico, tenha um déficit cognitivo ou doenças como esquizofrenia.

13. O paciente pode não voltar da hipnose e ficar preso?

Não há risco algum do paciente ficar preso no transe ou hipnose.

14. Vou apagar um trauma do passado?

Provavelmente não, porém não dará mais importância a esse trauma, podendo até a vir esquecer aos poucos.

15. Hipnose é regressão de idade?

Hipnose não é apenas regressão de idade, sendo este apenas um dos fenômenso psíquicos chamados de hipnose.

16. Há risco de ocorrer abuso sexual por parte do terapeuta?

Não existe esse risco. Como já dissemos, você estará no controle o tempo todo e não fará nada que não queira. Além disso, para segurança de todos, deixamos uma câmera de segurança no local em que acontece o transe.

17. O que ocorre se o hipnoterapeuta morrer durante o transe ou hipnose?

Neste caso podem ocorrer duas possibilidades: ou o paciente volta do transe/hipnose sozinho, ou ele pode cair em estado de sono fisiológico, para posteriormente voltar ao estado de vigília. Ou seja: A vida continua normalmente,

18. Quantas sessões serão necessárias?

Isso varia de pessoa para pessoa. Como seres humanos, somos únicos. A média é de 2 a 10 sessões.



19.O que é hipnose clínica?


A hipnose clínica, também conhecida como hipnoterapia, visa potencializar as melhoras obtidas pelo paciente e, consequentemente, obter resultados positivos com mais rapidez. Assim, ela pode ser usada no tratamento de transtornos físicos, emocionais, além da mudança de hábitos indesejáveis.

Isso é possível porque, com o uso da hipnose, torna-se viável identificar traumas vividos que possam prejudicar os hábitos ou a saúde do cliente. Dessa forma, o transtorno pode ser tratado e o indivíduo passa a ter a qualidade de vida que havia perdido.


20.Quais as técnicas de hipnose são usadas para ajudar o cliente?


Para ajudar o cliente, o hipnoterapeuta pode usar as seguintes técnicas ou aplicações na hipnose clínica:

  • ressignificação de traumas do passado;

  • ajuda no controle de estados emocionais no presente;

  • alterar uma perspectiva futura.

Na técnica de traumas do passado é possível ressignificar experiências vividas e que deixaram sequelas na mente do paciente, que muitas vezes, podem prejudicar a sua vida atual. Dessa forma, as pessoas tendem a conseguir superar a carga emocional negativa e a se sentirem mais felizes e satisfeitas consigo mesmas. Assim, elas não vão esquecer o que viveram, mas poderão compreender e processar o trauma de uma maneira mais suave, que não prejudiquem suas vidas.

Já na possibilidade de controlar os estados emocionais no presente, a hipnose clínica ajuda o indivíduo a notar quando uma alteração está acontecendo em sua mente e, consequentemente, possibilita que ele controle as suas emoções.

Por fim a terceira técnica é a de alterar uma perspectiva futura, que consiste em ajudar o cliente a construir, em sua mente, um futuro positivo e promissor. Isso a

21.Quais problemas ela pode tratar na medicina?


A lista de problemas emocionais, físico ou fisiológicos que a hipnose clínica pode ajudar a tratar é amplo. Dentre eles:

Além disso, a hipnose clínica pode ser usada para auxiliar atletas a melhorarem a sua performance, bem como colaborar para que os estudantes aumentem o foco e concentração, com o objetivo de conquistar melhores resultados.


22.Quem pode trabalhar com hipnose clínica?


Embora não exista um órgão que regulamente a hipnose clínica como profissão no Brasil, porém, os conselhos federais de diversas profissões na área da saúde, incluindo o CFM (Conselho Federal de Medicina), já autorizaram o seu uso. Assim, ela pode ser aplicada por um profissional capacitado na área, ou seja, que tenham feito um curso de hipnose clínica e esteja devidamente capacitado.

Até o momento, a legislação brasileira não determina nenhuma restrição quanto ao uso da hipnose por profissionais que não são formados na área da saúde. Assim, qualquer pessoa pode se capacitar na área e atuar como hipnoterapeuta.


23.É possível fazer hipnose clínica de forma online?


A hipnose clínica pode ser feita online, o que possibilita que o tratamento seja realizado com o cliente em um local e o profissional em outro. Isso ajuda pessoas que vivem em cidades que não contam com um hipnoterapeuta a terem acesso a esse tratamento.

Já para o profissional é algo positivo, já que aumenta a sua possibilidade de atuação, já que é possível se comunicar com o cliente a distância. Contudo, nem todas as técnicas podem ser aplicadas virtualmente. A regressão, por exemplo, é uma delas. Como pode envolver muita emoção, é indicado que só seja feita em ambiente físico, para que o cliente não esteja sozinho.


24.O que é a hipnose?

A hipnose é um estado natural de consciência alterado. A hipnose clínica como especialidade clínica é uma especialidade complementar à psiquiatria e faz a ponte entre a psiquiatria e a psicologia. Em Portugal, a hipnose ainda não é considerada uma especialidade hospitalar como já o é no Reino Unido, na Australia e Brasil.

Em Portugal, a hipnose ainda não é considerada uma especialidade hospitalar como já o é no Reino Unido, na Australia e Brasil.

25.O que não é a hipnose?

Hipnose não é dormir. O paciente está sempre a ouvir, possuindo assim todo o controlo durante a sessão. Está é, efectivamente, num estado de grande relaxamento muscular.


26.A partir de que idade é que as técnicas de hipnose clínica podem ser aplicadas?

Existem técnicas básicas que são aplicáveis a bebés de 3 meses através de sons suaves e relaxantes. A prática de hipnose clínica, aplicada como terapia de programação mental para crianças é normalmente aconselhável só a partir dos 11 ou 12 anos, mediante o desenvolvimentos linguístico e cognitivo da criança.

27.O paciente perde o controlo dos seus actos durante uma sessão de hipnose clínica?

Não. Mantém sempre o controlo total dos seus actos e da sessão.

28. Que patologias pode a hipnose clínica ajudar em crianças e adolescentes?

Crianças e adolescências recorrem à hipnose clínica principalmente para resolver questões ligadas a dificuldades na escola - défice de atenção e concentração, hiperactividade e ainda, por alterações comportamentais e de humor; depressão infantil; síndrome de abandono; tendência obsessiva compulsiva alimentar; gaguez, entre outras, como crianças vitimas maus tratos e de abusos sexuais. No caso dos adolescentes, encontramos situações do foro sexual, depressão, dependências químicas, preparação para exames, fobias e muito especificamente para o tratamento da fobia de falar em público.

29.As grávidas também podem recorrer à hipnose clínica? Se sim, em que casos? Quais os benefícios para o bebé?

Sim, as grávidas podem recorrer à hipnose clínica como preparação pré e pós-parto. Durante a gravidez a futura mãe pode utilizar as técnicas de hipnose, fundamentalmente como técnica de relaxamento. O que vai proporcionar sensações de bem-estar, felicidade, alegria, contentamento e paz ao bebé. Como é sabido, a partir dos 3 meses de gestação o bebê capta toda a informação do mundo exterior através das sensações físicas e psicológicas da mãe. Grávidas seguras de si, felizes, com uma boa “ higiene mental” vão produzir sensações boas aos seus bebés.


30.Qual a duração de uma sessão de hipnose?

Não existe um tempo definido. Dura o tempo que o hipnólogo considerar necessário. O tempo de duração de uma sessão pode ir, em média, de 50 minutos a cinco horas.


31.É necessário uma preparação antes pra fazer a Hipnose?

Para os pacientes que estão realizando a primeira vez sim, é necessário realizar uma avaliação antes, para que o paciente deixe claro seus objetivos, o que deseja alcançar através da Hipnose e assim facilite o processo.


32. Eu lembro de outra vida na Hipnose?


Dentro da Hipnose Clínica o paciente não é direcionado para outras vidas, isso acontece muito em algumas religiões que usam com esse propósito, o que não tem nada a ver com a Hipnose, que é científica e não se confunde com religião

A Regressão Hipnótica que existe na Hipnose Clínica, está ligada ao passado dos pacientes, lembranças de sua infância, coisas que o mesmo pode buscar e alterar para que melhore e alcance os objetivos que deseja na vida adulta.

33.O que pode atrapalhar ou impedir o sucesso de uma sessão ou tratamento?

  • Medo: Um cliente com medo de entrar em hipnose, receio de acessar memórias ou informações em sua mente, pode assim bloquear sua mente para as mudanças que precisa passar.

  • Falta de Confiança: Um cliente que não confie no Hipnoterapeuta que irá conduzi-lo, certamente apresentará resistência para seguir as sugestões hipnóticas, que deveriam ser seguidas sem questionamento crítico.

  • Expectativa Errada: Um cliente que espera perder a consciência durante a sessão ou que espere mudanças mágicas, pode ter os resultados comprometidos por falta de alinhamento de suas expectativas. Em estado de Hipnose ninguém perde a consciência, tem apagão ou vai para Nárnia e as mudanças não são mágicas são programadas e consolidadas na mente em um processo terapêutico, durante e após as sessões.

Um cliente sempre deve lembrar de tudo ao final de uma sessão, de todas as instruções que recebeu, memórias que acessou.

34.O que pode contribuir para o sucesso de uma sessão ou tratamento?

  • Engajamento: É fundamental que o cliente entenda seu papel em um tratamento com hipnoterapia. Estar engajado significa estar dedicado. Disposto a persistir se algo tentar atrapalhar, encarar com prioridade seu processo de mudança, ter foco e disciplina para seguir as orientações planejadas.

  • Saber os resultados que quer alcançar: Não adianta querer mudar sem saber com detalhes, como esta mudança deve ser. Ter o objetivo superficial de ser feliz pode não ser o suficiente, sendo melhor quando o cliente idealiza o que é ser feliz, como é acordar feliz, ir trabalhar feliz, chegar em casa feliz.

  • Vontade real de mudar: É uma força capaz de vencer os obstáculos que precisam ser superados. A terapia é direção, o gps, mas o que realmente leva uma pessoa à sua mudança é ter vontade real de mudar.

35.Em quais outras áreas a Hipnoterapia pode ser aplicada?

ree

  • Medicina: para tratamento de dores crônicas, regular a pressão arterial, investigação e tratamento de causas psicológicas para doenças físicas e autoimunes, apoiar a recuperação em pós-operatório, entre outras aplicações.

  • Odontologia: para controle de salivação, hemorragia, anestesia para pacientes com contraindicação a anestésicos, superação de medo de dentista, entre outras.

  • Nutrição: para tratamento de transtornos alimentares como compulsão, apoiando pacientes a conseguirem seguir os planos alimentares com mais disciplina.

  • Educação Física: para aumento do condicionamento e da resistência física em treinos de alta performance e ainda superação de fadiga, cansaço, indisposição para treinos.

Estas são algumas das inúmeras áreas que já começaram a descobrir os benefícios da hipnoterapia.

36. A hipnoterapia substitui meu médico ou psicólogo?

A hipnoterapia NÃO substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância! Se tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu hipnoterapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por Newdri Clinic. Orgulhosamente criado por Newton

bottom of page